segunda-feira, 29 de Abril de 2024  11:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-04-2009

GNR de Anadia esteve presente com sete homens e três viaturas.


Paredes do Bairro - Simulacro com êxito na escola

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde da última sexta-feira, no 1.º andar da EB 1 de Paredes do Bairro foi prontamente combatido por 14 elementos e cinco viaturas dos Bombeiros de Anadia. Não se registaram feridos e todas as 53 crianças e três docentes que frequentam aquele estabelecimento de ensino foram retirados em segurança.

Tudo não passou de um simulacro organizado pela Câmara Municipal em parceria com os Bombeiros Voluntários e GNR de Anadia, mas que serviu para avaliar os Planos de Prevenção e Emergência dos Estabelecimentos de Ensino do 1.º Ciclo do concelho. Ao mesmo tempo, a iniciativa permitiu testar a capacidade operacional do corpo de bombeiros e a reacção da população escolar, assim como avaliar o exercício que implicou a evacuação das salas e a retirada, do interior de uma sala que ardia, no 1.º andar, da docente e de um aluno ali retidos. O balanço não poderia ser melhor já que tudo correu conforme o previsto.

No final, a coordenadora da escola, Judite do Céu, considerou o simulacro bastante positivo, até porque ajuda as crianças a assimilar os conhecimentos aprendidos.

No briefing final, o autarca Litério Marques, que acompanhou todo o exercício, reconheceu a importância destas acções que ajudam a perceber o que é necessário fazer em caso de sinistro. Por outro lado, diria, permite testar os recursos numa escola como esta, com uma tipologia muito especial: dois edifícios, um dos quais com 1.º andar.

"Se não fizermos isto, amanhã, num caso real, seríamos gravemente responsabilizados", concluiria ainda.

Refira-se ainda que o comandante do posto da GNR de Anadia, José Crespo, deixaria uma sugestão: que um simulacro de maior envergadura e num meio escolar mais complexo fosse realizado no concelho por forma a testar todos os meios e, claro está, sem o recurso a conhecimento prévio.

A GNR de Anadia esteve presente com sete homens e três viaturas.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®